Marcio Tenponi
Vivemos tempos muito difíceis. Dor, sofrimento, medo, incertezas e morte são as palavras de ordem. A pandemia retirou da humanidade aquele sentimento de poder, realização e segurança em seus feitos e capacidade.
Todos estão sendo impactados e afetados por tudo que estamos vivendo. E cada um a seu modo tem tentado lidar com a situação. Negação, pavor, desespero, alienação, desânimo, falta de sentido e vazio na vida, são algumas das diversas formas que muitos estão enfrentando a situação.
Para piorar, esta realidade trouxe de forma intensa a pergunta: o que é a vida? No final das contas, é disso que se trata em situações tão intensas como a que estamos vivendo. Direta ou indiretamente, todos estão respondendo a pergunta: o que é a vida?
Ao lidar com a grande questão o que fica patente é o verdadeiro pressuposto de visão de mundo construído com maior intencionalidade desde o século XVIII de que a vida se resume a esta existência. Ou seja, esta realidade que vivemos é a única que existe.
Por isso, a falta de sentido, o vazio, o medo, o desespero, a dor, o prazer efêmero, as drogas ilícitas e lícitas, a ganância, o poder e o abuso dele, a disputa e rivalidade, a riqueza, os aplausos dos outro (ou seguidores das mídias sociais), o egoísmo e individualismo, o consumismo, as dores e sofrimentos e por fim, a morte é o que nos resta.
Este fato serve inclusive para cristãos, como salientou o Apóstolo Paulo ao apontar para a visão de mundo estabelecida pelo Evangelho que estava se perdendo na Igreja de Corinto:
“Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão.” 1 Coríntios 15:19 NVI
A mensagem do Evangelho anuncia, como Paulo afirma no restante do texto: A VIDA É MAIS!!!! É mais do que apenas esta existência, a vida tem seu propósito na ressurreição que proclama a restauração e transformação de todas as coisas.
Assim, porque A VIDA É MAIS podemos enfrentar todas as situações com esperança.
Porque A VIDA É MAIS sentiremos a dor da perda, da saudade, das derrotas e fracassos, mas sustentados pela certeza do amor e presença do Pai que está nos céus.
Porque A VIDA É MAIS podemos nem entender os motivos pelos quais as coisas acontecem, mas confiamos na misericórdia e bondade do Pai que está nos céus.
Porque A VIDA É MAIS podemos enfrentar a falência econômica ou a morte física com a garantia de que a Vida que é Jesus já venceu a morte e inaugurou o tempo da redenção.
Porque A VIDA É MAIS podemos viver a partir da fé, esperança e amor. Amém!